Loading...

Feira do gado

O que fazer na freguesia
Home / Cultura e Tradição / Feira do gado

Feira do gado

Devido à abundância e qualidade do gado neste território, em dezembro de 1915 Álvaro Pincho então secretário da Junta de Freguesia presidida por José Pacheco, propõe a criação de um mercado mensal no Quintalão a realizar no primeiro domingo de cada mês com a inclusão da transação de animais em especial do gado bovino. A sua primeira edição teve lugar no primeiro domingo do mês de novembro do ano de 1917, ainda que de forma não oficial, pois a autorização e publicação em edital só seria oficializada em agosto de 1920. O mercado mensal permaneceria no Quintalão até meados da década de 80 passando depois a realizar-se nos terrenos do atual recinto da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), onde ainda hoje se realiza à primeira segunda-feira de cada mês.
Com a evolução e novas regras de comercialização de animais entre outros fatores, a venda de gado nos mercados mensais de São Teotónio entra em declínio e acaba no início dos anos 90.
Dada a importância desta tradição, que é uma marca na identidade cultural da nossa freguesia, foi recuperado o Mercado do Gado recorrendo, no início do ano de 2020, à exposição de animais vivos em colaboração com criadores de gado locais.

Nota: O Mercado do Gado é uma exposição de animais vivos, apesar de incluído no mercado mensal de São Teotónio, não se realiza todos os meses.