A freguesia no meio do sudoeste alentejano
Home / Freguesia / História

Caracterização

A freguesia de S. Teotónio, situada no litoral alentejano, distrito de Beja, no termo do concelho de Odemira, tem como confrontações a Norte com a freguesia de Longueira/Almograve, freguesia da Boavista dos Pinheiros, e freguesia de São Salvador e Santa Maria ( Odemira), a Sul com os concelhos de Monchique e Aljezur, a Nascente com a freguesia de Sabóia, e a Poente com o Oceano Atlântico.

A freguesia de S. Teotónio é a maior freguesia em área, que se estende da serra ao mar, com destaque para o Cabo Sardão e os Portos de Pesca da Azenha do Mar e Entrada da Barca.
Em 2013 com a reorganização administrativa do território das freguesias, expressa na Lei nº 11-A/2013 de 28 de Janeiro, recuperou o território que foi desanexado em 1989, aquando da criação da freguesia de Zambujeira do Mar. Tem atualmente uma área de 347,3 Km2 (fonte:DGT), com uma população de 6439 habitantes (INE, Censos 2011) e com 4759 eleitores distribuídos por 9 secções de voto. Desta freguesia fazem parte as localidades de Baiona, São Miguel, Brejão, Azenha do Mar, Vale Juncal, Estibeira, Malavado, Fataca, Cavaleiro, Quintas, Casa Nova da Cruz, Camachos, Relva Grande, João de Ribeiras, Várzea do Carvalho, Alpenduradas, Bencaniz, Daroeiras, Entrada da Barca, Sardanito, Touril, Valas, Vale Figueira, Monte Branco e Zambujeira do Mar.
É das freguesias do concelho de Odemira mais ricas e produtivas, sendo as suas principais actividades a pequena indústria, agricultura, criação de gado, pesca, produção florestal, comércio e turismo.

A oferta turística aumentou com a agregação da freguesia de Zambujeira do Mar, recebendo milhares de veraneantes, que podem deslumbrar-se com as falésias e praias de areia fina e clara, tais como a própria praia da Zambujeira do Mar, Alteirinhos Nossa Senhora e Tonel, que vieram juntar-se a Odeceixe norte, Carvalhal, Machados.